"Jabiraco era um cachorro. Um cachorro pequenininho, magricela, meio amarelado, com manchas na orelha e meio vesgo do olho esquerdo. Enfim, um cachorro não muito dos bonitos. Mas o pior não era isso, que beleza nunca põe mesa. O que acontece é que o Jabiraco era chato. Isso mesmo. Um cachorro chato. E Zé Amado, seu dono, estava sem a menor paciência com ele."
Marcus Tafuri nasceu em 1969, em Barbacena, no Estado de Minas Gerais, Brasil. Aos 22 anos de idade, depois de se formar em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte, Marcus vence um dos mais importantes concursos de literatura infanto-juvenil do Brasil, com o livro "O dia não está para bruxa". Esta publicação dá início à parceria entre Marcus Tafuri e Cida Buarque, sua agente literária desde então. Marcus Tafuri é também actor e director de teatro, com várias montagens teatrais no seu currículo. Em 1997, Marcus e Cida casam-se e transferem-se para o Rio de Janeiro, onde Cida desenvolve e dirige, com textos dela e de Marcus, a colecção "De Frente para o Mundo", vencedora do Prémio Jabuti (melhor ilustração), 1999. Como jornalista, Marcus já foi colunista de jornal, editor e redactor da revista do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, além de serviços de assessoria de imprensa prestados a empresas e a órgãos do governo. Em 2004, Marcus e Cida vão viver para Desterro do Melo, um pequeno lugarejo no interior de Minas Gerais. Lugar este que, por sinal, é um dos cenários de "Jabiraco - uma aventura canina nos tempos do Onça", obra publicada pela editora Campos das Letras.
Bibliografia de Marcus Tafuri:"Lições de girafa" (1993, com Leo Cunha, finalista Prémio João de Barro 1991, Prémio Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil 1993); "O dia não está para bruxa" (4ª ed. 1995, Prémio João de Barro 1992, Prémio Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil 1993); "O menino da rua alegre" (2ª ed. 1995, sobre a vida de Nelson Rodrigues, Prémio Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil 1996); O dinossauro (2ª ed. 1995, com Leo Cunha, Prémio Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil 1996); "O marmanjo Gabriel" (2ª ed. 1996); "Colecção De Frente para o Mundo" (1998, com Cida Buarque, três volumes, Prémio Jabuti para a melhor ilustração 1999).Peças Teatrais: "Lusco-fusco, ou tudo muito romântico" (2001, com Eid Ribeiro, finalista do Prémio Bonsucesso de Teatro 2002); "Bebés - hoje é o amanhã de ontem?", com Cida Buarque (em processo de encenação pela grupo de teatral Contrajuego, Venezuela, 2005).
gostei muito de ler este livro
ResponderEliminar:)
Eu também e recomendo-o a toda a gente! Li-o de seguida, num café, e fiquei com um grande sorriso na cara. :)
ResponderEliminarAté hoje foi o livro que mais prazer me deu a ilustrar. É absolutamente encantador pelas personagens, pela forma como está escrito, pela história... Delicioso!
Tenho pena que não tenha a visibilidade que merece.